Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.
I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.
II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.
III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...