Texto VI, para responder às questões 47 e 48.
Para melhor entendimento do processo de reforma psiquiátrica brasileira e do atual panorama da atenção em saúde mental, destacam-se relevantes aspectos apresentados no relatório de Gestão 2003 2006 da Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Esse relatório intitulado Saúde mental no SUS: acesso ao tratamento e mudanças do modelo de atenção, foi organizado e construído pelo colegiado formado em 2003, a partir das orientações da III Conferência Nacional de Saúde Mental (III CNSM), realizada em 2001.
Acerca dos efeitos do relatório citado no texto VI nas políticas de saúde e nos novos modos de atendimento em saúde mental, assinale a alternativa correta.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tornam-se estratégicos para a organização de uma rede complexa, diversificada e de base territorial.
O mais importante para o funcionamento da política de saúde mental é o financiamento do Ministério da Saúde para criação, expansão, consolidação e fortalecimento da rede de atenção em saúde mental.
Sem treinamento, desenvolvido pelas secretarias de saúde, os profissionais em saúde mental não conseguem prestar a assistência eficaz aos pacientes do CAPS.
A família dos pacientes no CAPS participam ativamente do tratamento.
A reforma psiquiátrica deve ter sustentabilidade cultural harmonizada com as ações terapêuticas oferecidas aos pacientes no atendimento domiciliar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...