As empresas podem formalizar seus valores, sua missão e cultura através da construção e implementação de um Código de Ética. Esse documento deve conter as referências ideais de comportamentos e procedimentos que servirão de guia, modelo e exemplo de ações ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas. Quanto à formalização, implementação e manutenção do Código de Ética , tem-se que
- A. na implementação, o risco consiste em ter um Código de Ética elaborado, bem redigido, inserido em manuais, mas que não seja do conhecimento das pessoas.
- B. a fronteira entre o Código de Ética de uma empresa e o ideal de comportamento humano facilita a construção desse documento.
- C. a implantação de um Código de Ética é fácil, pois depende apenas da formalização da missão e dos valores da empresa.
- D. a implementação de um Código de Ética dispensa as ações de treinamento e endomarketing para divulgação, já que todos devem conhecer os valores da empresa.
- E. a manutenção do Código de Ética é de responsabilidade exclusiva da área de Recursos Humanos da empresa.