A palavra ética, que vem do grego ethos, refere-se aos costumes, à conduta da vida e às regras do comportamento. Etimologicamente, ela indica a mesma realidade que a palavra moral, conforme esclarece vários dicionários e observa o filósofo francês Michel Serres. A palavra moral vem do latim mos, moris e designa os costumes, a conduta da vida, as regras do comportamento, os princípios e os valores. Sobre a distinção entre ética e direito, é INCORRETO afirmar que
- A. a moral visa à interioridade e solicita convicções próprias, enquanto o direito não se preocupa senão por uma submissão exterior.
- B. a moral é sempre uma perspectiva de universalidade, enquanto o direito se relaciona a uma comunidade particular, bem determinada e situada.
- C. a moral, enfim, se coloca sobre um ideal e faz um chamado a certo heroísmo, enquanto o direito se contenta em impor um mínimo de regras, que solicitam um mínimo de esforços.
- D. a moral concerne à preocupação a longo prazo, levando em conta o futuro da humanidade, enquanto o direito se preocupa, sobretudo a curto prazo, com a organização atual da liberdade.
- E. a moral refere-se, em sentido global, à reflexão que se opera há vinte anos nos diversos campos disciplinares sobre questões colocadas nos progressos autorais, enquanto o direito populariza a natureza das questões, a fim de distinguir e ocupar um cenário deontológico.