Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra (do grego, ethos), não seja entendida consensualmente como sinônimo de moral (do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos e costumes de uma sociedade ou cultura.Assim, é correto afirmar que:
- A. os valores éticos e morais são transmitidos de pai para filho, geneticamente, assim como os caracteres físicos de uma pessoa.
- B. a ação moral, para as religiões como um todo, é autônoma e independente, já que o homem age não por dever, mas de acordo com o que a Razão estabelece.
- C. o sujeito moral é aquele que busca o bem e evita o mal, segundo as definições da cultura de certo e errado, justo e injusto.
- D. os princípios éticos e morais são comuns a todos os povos e lugares, a despeito das condições em que vivem as pessoas, segundo o relativismo moral.
- E. a origem da moral e do senso de moralidade é notada pela maioria das pessoas, que tendem a não naturalizar costumes e valores coletivos.