Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo o cliente sempre tem razão ou o funcionário é a imagem da empresa não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de pára-raios afetivo, destinado a captar as descargas emocionais do cliente.
Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve
escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.
denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.
fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.
fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.
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