A ética na clínica do trabalho baseia-se no respeito às diferenças dos sujeitos envolvidos. Busca-se a interpretação das defesas coletivas sem fazer dela um ato de violência, já que desnudar o sofrimento e a dimensão subjetiva pode ocasionar sérias consequências aos trabalhadores. Nesse contexto, assinale a opção correta.
A cooperação ocasiona a desestruturação do coletivo do trabalho, distanciando-se da ética de uma atuação voltada para mostrar o sofrimento de forma objetiva e clara.
O clínico do trabalho tem como propósito ético apontar o sintoma e elaborar um plano de ação com o grupo para intervir na organização do trabalho.
O reconhecimento da situação que gera mal-estar é essencial para a mobilização subjetiva, devendo o psicólogo interpretar o sofrimento e encaminhar os dados da clínica para os trabalhadores e gestores.
Realizar intervenção criando espaços de discussão sem a participação dos gestores fere a ética do clínico do trabalho.
Ao partir do princípio de que os sujeitos sofrem e manifestam seu sofrimento, a ética do clínico do trabalho é assegurar a discrição e o sigilo, permitindo ao trabalhador identificar, nomear e comunicar determinadas percepções avaliadas como ameaças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...