Para controlar as conseqüências do uso abusivo de drogas, foram desenvolvidos em diversas partes do mundo programas de prevenção que variam de acordo com a população alvo que se pretende atingir. No tocante aos tipos de intervenção preventiva, é INCORRETO afirmar que:
As estratégias de prevenção terciária visam garantir a adesão do dependente químico ao tratamento e promover sua reinserção social.
A prevenção secundária é endereçada a uma população alvo de alto risco ou que já consumiu drogas com o objetivo de evitar que se instale um estado de dependência.
A execução dos programas de prevenção primária é exclusiva dos profissionais da área de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em portaria específica.
Na política de redução de danos, a ênfase é colocada na diminuição das conseqüências adversas decorrentes do consumo de drogas lícitas ou ilícitas.
A oferta de opções saudáveis de lazer, cultura e educação para a população jovem faz parte das estratégias de prevenção primária do consumo de drogas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...