Aproximadamente metade da população mundial é portadora de H. pylori, sendo que, no Brasil, a prevalência da infecção é de aproximadamente 60%. A infecção está associada com diversas doenças, como úlcera péptica, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico tipo MALT. Sabe-se que a erradicação da infecção não é simples e os esquemas terapêuticos necessitam de múltiplos agentes farmacológicos. Acerca do microrganismo, diagnóstico e tratamento da infecção gerada pelo H. pylori, assinale a alternativa correta.
- A. Os testes diagnósticos que utilizam biópsias da mucosa gástrica são: sorologia, pesquisa do antígeno fecal e cultura.
- B. Através da coloração de Gram, o H. pylori é classificado como uma bactéria gram-positiva, apresentando comprimento de 2,5 a 5,0 μm e largura de 0,5 a 1,0 μm.
- C. A Reação em Cadeia da Polimerase é uma técnica que permite descobrir a informação genética do H. pylori, além de servir para a busca de possíveis fatores de patogenicidade.
- D. O esquema usual de tratamento engloba um inibidor de bomba de próton (fluconazol) associado a um antibiótico (amoxicilina).
- E. O esquema tríplice de tratamento envolve um inibidor de bomba de próton, rabenprazol e amoxicilina.