Leia o trecho abaixo para responder à questão 40.
O Propanolol é um antagonista beta-adrenérgico utilizado no tratamento de várias doenças, incluindo a angina de peito, uma condição cardíaca que resulta de isquemia localizada (ou seja, fluxo sanguíneo insuficiente) em uma região do coração.
A partir do texto acima, assinale a alternativa que apresenta um dos mecanismos de ação do Propanolol, a nível tecidual.
- A. Impedir a ação agonista do beta adrenérgico de elevação de adenisina monofosfato cíclica intracelular (cAMP), fosforilação de proteínas, mobilização de cálcio e metabolismo oxidativo.
- B. Agir através de um antagonismo competitivo e reversível da ligação da epinefrina e norepinefrina aos beta-adrenoceptores.
- C. A melhora da função cardiovascular devido à redução da resposta beta-adrenergica do coração à atividade do sistema nervoso simpático.
- D. Impedir a ação agonista do beta adrenérgico de diminuição de adenisina monofosfato cíclica intracelular (cAMP), fosforilação de proteínas, mobilização de cálcio e metabolismo oxidativo.
- E. Impedir o agonismo beta-adrenérgico, aumentando a força contrátil do coração e a frequência cardíaca, ou seja, possui efeitos inotrópicos e cronotrópicos negativos.