A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. O tratamento tem sido dividido em cinco etapas, e cada paciente deve ser alocado para uma dessas etapas de acordo com o tratamento atual e o seu nível de controle.
Sobre o tratamento farmacológico da asma, assinale a alternativa correta.
- A. O uso de corticoide oral na dose mais baixa possível só é indicado na etapa 5 do tratamento, associado às medicações de controle utilizadas na etapa 4. Esse esquema só deve ser empregado para pacientes que tenham limitação de suas atividades diárias e frequentes exacerbações e que tenham sido exaustivamente questionados sobre a adesão ao tratamento.
- B. Os β2-agonistas de ação prolongada (salbutamol e fenoterol) podem ser usados em monoterapia ou combinados a um corticoide inalatório para controle da asma na etapa 2 do tratamento.
- C. O salmeterol é um fármaco de escolha para tratar sintomas agudos e exacerbações.
- D. Recomenda-se a utilização de baixas doses de corticoides inalatórios associado a β2-agonistas de rápido início de ação como medicação de alívio para pacientes que têm sintomas ocasionais (tosse, sibilos ou dispneia ocorrendo duas vezes ou menos por semana), na etapa 1 do tratamento.
- E. Em relação ao salbutamol e ao fenoterol, a utilização de aerocâmeras acopladas aos dispositivos de inalação em aerossol pressurizado e lavagem da boca com água depois da inalação diminuem o risco de candidíase oral.