A histamina é encontrada na maioria dos tecidos, porém está presente em altas concentrações no pulmão e na pele e em concentrações particularmente elevadas no trato gastrintestinal. Seus efeitos são produzidos por meio da ação sobre os receptores H1, H2, H3 (e possivelmente H4) nas células-alvo.
As principais ações da histamina nos seres humanos são:
- A. Inibição da secreção gástrica, contração da maioria dos músculos lisos (exceto em vasos sanguíneos), vasodilatação, aumento da permeabilidade celular.
- B. Estímulo da secreção gástrica, relaxamento da maioria dos músculos lisos (exceto em vasos sanguíneos), vasoconstrição, aumento da permeabilidade celular.
- C. Estímulo da secreção gástrica, contração da maioria dos músculos lisos (exceto em vasos sanguíneos), vasodilatação, aumento da permeabilidade celular.
- D. Inibição da secreção gástrica, relaxamento da maioria dos músculos lisos (exceto em vasos sanguíneos), vasoconstrição, aumento da permeabilidade celular.
- E. Inibição da secreção gástrica, contração da maioria dos músculos lisos (exceto em vasos sanguíneos), vasodilatação, diminuição da permeabilidade celular.