Atualmente, os antiinflamatórios não esteroidais constituem uma das classes mais consumidas de medicamentos no Brasil e no mundo. Sobre os mesmos, é apropriado atestar, EXCETO:
- A. Considera-se que ibuprofeno e ácido acetil salicílico são antiinflamatórios equipotentes.
- B. A dose antiinflamatória recomendada do ácido acetil salicílico é 1.200 a 1.500 mg TID, enquanto que sua dose antiplaquetária máxima é 320 mg por dia. Em ambos os regimes terapêuticos, deve-se atentar à interação medicamentosa do fármaco com a varfarina com fins de se evitar quadros hemorrágicos importantes.
- C. O novo agente inibidor de cicloxigenase 2, Lumiracoxib, difere dos demais do grupo por não ser substância tricíclica e por se ionizar como ácido fraco; ademais, considera-se que seja mais seguro quanto aos efeitos cardiovasculares deletérios da classe por não interferir com a pressão arterial do paciente, tampouco com a produção de prostaciclina, durante toda a sua ação de 24 horas.
- D. Em caso de toxicidade por salicilatos, recomenda-se alcalinizar a urina com bicarbonato de sódio.
- E. A Sindrome de Nicolau, também conhecida como embolia cutis medicamentosa e dermatite livedóide, é uma rara complicação caracterizada por necrose tecidual que ocorre após a injeção de medicamentos, dentre eles o diclofenaco.