As substâncias sujeitas à controle especial e os medicamentos que as contêm, devem ser guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim e sob a responsabilidade do farmacêutico. Indique, dentre as alternativas abaixo, quais os procedimentos que o farmacêutico deve tomar para entrega de medicamentos controlados:
- A. A receita para retirada de medicamentos controlados deve ser igual às receitas comuns, indicando o nome do medicamento, a quantidade necessária e o nome do médico que a prescreveu. O farmacêutico deve assinar e carimbar a receita, devolver para o paciente junto com o medicamento prescrito a assinalar quando esse deve retornar para buscar nova medicação.
- B. O farmacêutico deve fazer uma copia da receita e analisar se todos os dados como nome do paciente, endereço e telefone constam no receituário. A receita deve estar preenchida com letra legível e o campo que indica quantidade, deve estar em branco, para que o farmacêutico indique a quantidade de medicamento está disponibilizando para o paciente e anotar quando ele deve retornar para buscar novos medicamentos.
- C. O farmacêutico é responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos. A Receita de Controle Especial e a Notificação de Receita devem estar preenchidas de forma legível, com a quantidade escrita em algarismos arábicos e por extenso, sem emenda ou rasura. Também devem estar preenchidos o nome e o endereço completo do paciente e a data de emissão.
- D. Nenhuma das alternativas.