A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e, em geral, o diagnóstico laboratorial é feito sem grandes dificuldades, usandose testes simples e rotineiramente disponíveis pelos laboratórios de análises clínicas. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Sinais de deficiência na formação da hemoglobina não podem ser observados nos eritrócitos circulantes por meio de análise microscópica do esfregaço sanguíneo.
A análise microscópica dos eritrócitos não é uma prática que auxilia nas suspeitas de anemia, porque não exclui outras causas de anemias decorrentes da deficiência de ferro.
A dosagem de hemoglobina e valores dos índices hematimétricos são indicadores que podem dar indícios de uma anemia microcítica e hipocrômica, que é a classificação morfológica da anemia por deficiência de ferro.
A dosagem de hemoglobina é amplamente utilizada no diagnóstico das anemias, trata-se de uma medida de alta sensibilidade e especificidade quando usada isoladamente comprada a outros parâmetros hematológicos.
A alta sensibilidade dos resultados de dosagem de hemoglobina é decorrente da queda dos níveis em relação à redução dos estoques de ferro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...