Farmácia - Geral - CEC Concurso - 2012
Sobre a infecção pelo HIV, afirma-se:
- Com relação aos métodos de detecção, consideram- -se os sorológicos como indiretos e a detecção de antígenos ou ácidos nucleicos do HIV e a cultura viral como métodos diretos.
- Na prática clínica, a imunofluorescência indireta, também conhecida como ensaio de imunoadsorção ligado à enzima, é utilizada na confirmação sorológica por sua facilidade de automação, custo relativamente baixo e sensibilidade e especificidade elevadas.
- Os métodos de ELISA e o Western blot avaliam a produção de anticorpos contra o HIV. Caso o resultado seja negativo, o paciente deve repetir novamente a sorologia anti-HIV 6 meses após o último episódio de contato de risco.
- O Western-blot é considerado padrão ouro para confirmação do resultado na etapa de triagem por detectar anticorpos específicos do vírus, e a contagem de células CD4 em sangue periférico mede a imunocompetência celular, sendo útil no acompanhamento de soropositivos.
- Os testes de amplificação do genoma do vírus constituem- se em análise quantitativa da carga viral por técnicas baseadas na amplificação de seus ácidos nucleicos, amplificação de DNA em cadeia ramificada e amplificação sequencial de ácidos nucleicos. Têm alta sensibilidade, permitindo o acompanhamento da resposta à terapêutica antirretroviral.
Quantas afirmações estão corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...