Para a determinação do teor do princípio ativo, independente da técnica analítica utilizada para sua quantificação, é necessário validar a metodologia empregada. Quanto aos parâmetros de segurança analítica a serem validados, pode-se afirmar que
o coeficiente de correlação linear (r) é frequentemente usado para indicar o quanto a reta (regressão linear) é adequada para o conjunto de pontos estudados para se verificar a linearidade do método. Esse coeficiente deve apresentar valores abaixo de 0,99 para que o método seja considerado linear.
sensibilidade é um parâmetro que demonstra a variação da resposta em função da concentração do analito. Pode ser expressa pelo coeficiente de determinação da curva de regressão linear do método.
o limite de detecção do método é a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.
a exatidão do método é definida como a dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões, em condições definidas.
precisão é a concordância entre o resultado de um ensaio e o valor de referência aceito como convencionalmente verdadeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...