A monitorização ambiental e a monitorização biológica são procedimentos importantes para a avaliação da exposição do ser humano a substâncias químicas no ambiente de trabalho. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
- A. Em se tratando de inseticidas organofosforados e carbamatos, os indicadores biológicos de efeito são a inibição da enzima acetilcolinesterase nos eritrócitos, a inibição da colinesterase plasmática ou a de ambas, no sangue.
- B. O indivíduo que apresenta nível de um indicador biológico acima do permitido deve ser tratado como portador de doença aguda, já que tal resultado está associado a um efeito ou uma disfunção no organismo.
- C. A monitorização ambiental consiste na avaliação dos níveis das substâncias químicas no indivíduo no meio ambiente, fora do ambiente de trabalho.
- D. Tendo como objetivo a avaliação da exposição ocupacional, os indicadores biológicos refletem apenas a absorção dérmica e respiratória, que são as principais vias de exposição no ambiente de trabalho.
- E. O indicador biológico de dose interna não reflete os níveis de metabólitos encontrados no organismo.