A interação farmacodinâmica entre fármacos pode ocorrer de muitas maneiras diferentes, de difícil classificação. Entre elas, pode(m)-se citar:
- A. as sulfonamidas impedem a síntese de ácido fólico pelas bactérias e outros micro-organismos; a trimetoprima inibe a redução do ácido fólico à tetra-hidrofolato. Administrados juntos, os fármacos têm ação sinérgica importante no tratamento de algumas infecções.
- B.
- C. a prometazina, antagonista do receptor H1 da histamina, se administrada a pacientes que recebem tratamento para hipertensão, causa aumento da pressão sanguínea.
- D. a digoxina inibe a isoforma da fosfodiesterase tipo V, que inativa o GMPc; consequentemente potencializa os nitratos orgânicos que ativam a guanililciclase e pode causar hipotensão grave em pacientes que usarem esses dois fármacos.
- E. o AAS compete com a vitamina K, impedindo a síntese hepática de vários fatores de coagulação; o risco de sangramento é aumentado por fármacos como o ibuprofeno, que inibe a síntese de prostaglandinas vasodilatadoras.