Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
Os antagonistas beta-adrenérgicos não seletivos, como o propranolol, são empregados com segurança em pacientes hipertensos e asmáticos, visto que o mecanismo de redução da pressão arterial correlaciona-se ao bloqueio dos receptores beta-1 adrenérgicos cardíacos e beta-2 adrenérgicos vasculares.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...