Farmácia - Administração de Medicamentos - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Existem diferentes formas de administração de um medicamento. Vários fármacos podem ser administrados por via oral quando apresentam características que favoreçam a sua absorção. Das alternativas a seguir, assinale aquela que contenha uma sentença CORRETA sobre a utilização de um medicamento por via oral.
Para os fármacos administrados em preparações sólidas como os comprimidos, a taxa de dissolução pode ser um fator limitante da absorção. Essa absorção é favorecida quando existe uma elevada dissolução do produto e o princípio ativo se encontra em estado ionizado e o mais hidrofílico possível para facilitar a dissolução.
O epitélio estomacal apresenta-se revestido por uma camada de muco e possui uma elevada superfície de absorção. Dessa forma, os medicamentos administrados por via oral podem ser facilmente absorvidos no estômago principalmente se forem drogas de natureza básica que nesse ambiente normalmente encontram-se não ionizadas.
A superfície intestinal é elevada, cerca de 200 m2. Isso favorece a absorção nos segmentos intestinais iniciais. A taxa de absorção de um fármaco pelo intestino é maior que a taxa de absorção gástrica mesmo que o fármaco esteja predominantemente na sua forma ionizado no intestino.
Qualquer aumento na taxa de esvaziamento gástrico dificulta muito a absorção de uma droga no intestino. Isso acontece porque todas as substâncias precisam passar determinado tempo no estômago para que ocorra completa ionização e aumente assim a dissolução nos líquidos intestinais favorecendo a absorção.
A natureza química de uma droga normalmente influencia no processo de absorção de um produto administrado por via oral. Geralmente substâncias alcalinas e principalmente de natureza protéica ou peptídica são mais bem absorvidas por via oral, pois, apresentam maior dissolução e assim maior absorção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...