Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A administração de medicamentos por via parenteral pode exigir a sua preparação, modificando-se uma ou mais características do fármaco a ser administrado e favorecendo-se a sua toxicidade. Dentre os fatores que podem afetar a estabilidade da preparação, tem-se:
os valores de pH da solução de glicose a 5% variam entre 3,5 e 6,5, dependendo dos ácidos de açúcar presentes. Nesses valores de pH qualquer fármaco é estável, o que torna as soluções de glicose diluente de eleição.
a concentração de um medicamento em uma solução condiciona o tipo e a velocidade de degradação. Soluções mais concentradas de fármacos são, então, recomendadas para evitar esses processos.
os materiais de plástico mais usados na constituição dos recipientes de soluções injetáveis de grande volume são: polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de polivinila (PVC), dentre outros.
o PVC não permite a passagem de moléculas sob a forma de vapor de N2, O2, CO2 e H2O, sendo recomendado para evitar a concentração dos componentes da preparação durante o processo de armazenamento.
a temperatura é outra variável primária que afeta a velocidade de degradação. De uma maneira geral, pode-se dizer que a cada incremento de 10ºC, há uma diminuição na velocidade da reação de 2 a 5 vezes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...