Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O uso da quimioterapia deverá estar sempre dentro de um programa terapêutico global, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com diferentes finalidades. Segundo o Manual de Bases Técnicas da Oncologia SIA/SUS (2010), é correto afirmar que
a quimioterapia paliativa está indicada para hemopatias malignas de evolução crônica, permitindo longa sobrevida (meses ou anos), mas sem possibilidade de cura.
na quimioterapia, para controle temporário da doença, a via de administração mais frequente é a oral, pode ser cíclica ou contínua, tem duração média a longa, e um mesmo procedimento, observadas as suas respectivas descrições e atributos, pode ser autorizado mais de uma vez.
a quimioterapia prévia, neoadjuvante ou citorredutora é indicada para a redução de tumores loco-regionalmente avançados. Geralmente, é de administração oral com duração ilimitada.
a quimioterapia adjuvante é indicada após tratamento cirúrgico curativo, quando o doente apresenta evidência de neoplasia maligna detectável pelo exame físico e exames complementares indicados para o caso.
a quimioterapia tem finalidade de curar definitivamente pacientes com neoplasias malignas, podendo, ou não, estar associada à cirurgia e radioterapia. Assim, essa terapia não pode ser interrompida mesmo que o paciente apresente complicações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...