Farmácia - Administração e Economia Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A farmacoeconomia preocupa-se com a seleção entre distintas alternativas terapêuticas oferecendo um parâmetro para a tomada de decisões que envolvem avaliação e direcionamento de investimentos baseados em uma distribuição mais racional de recursos disponíveis. Com relação à farmacoeconomia avalie as afirmativas:
I. A dor, o sofrimento, a perda de um membro são considerados custos intangíveis em farmacoeconomia, pois são de difícil mensuração monetária.
II. Quando um estudo compara os efeitos sobre a saúde (outcomes) e sobre os recursos (custos) de medicamentos ou intervenções, em que os custos são medidos em unidades monetárias e a efetividade é medida em unidades clínicas, está sendo aplicada uma análise de custo benefício.
III. Os estudos de análise custobenefício são uteis na comparação de dosagens e formas de apresentação ou equivalente genérico para os quais os efeitos são absolutamente semelhantes, selecionando-se o de menor custo.
IV. Um estudo em que se comparam duas opções terapêuticas com o mesmo impacto sobre a saúde, ou seja, nas duas opções com iguais eficácias ou efetividades e seleciona-se a opção que apresenta o menor custo. Isso corresponde a uma análise de minimização de custo.
Está(ão) CORRETA(S)
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas II e III.
Somente as afirmativas III e IV
Somente as afirmativas I e IV.
Somente a afirmativa IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...