Texto para as questões de 31 a 35
Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.
A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.Considerando o texto e os diversos aspectos do diagnóstico laboratorial das infecções virais, assinale a opção correta.
O isolamento viral é o método mais específico para determinação do sorotipo responsável por uma infecção viral, devido ao baixo índice de resultados falsos-positivos.
O método mais sensível para se detectar infecções virais antigas já curadas é a dosagem sérica de antígenos.
O aumento de IgG em amostras pareadas mostra que o teste deve ser repetido, pois houve contaminação do material.
O sangue total colhido para isolamento viral ou sorologia deve ser congelado rapidamente, para se evitar degradação das partículas virais.
Um aumento na concentração de aspartato aminotransferase é indicador específico de infecção viral, pois essa enzima é utilizada para replicação do material genético viral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...