Texto para as questões de 31 a 35
Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.
A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.A avaliação dos índices hematimétricos é de grande importância nas síndromes hemorrágicas em geral, inclusive na causada por dengue. Com base no texto e acerca desses índices, assinale a opção correta.
O aumento no valor do hematócrito de um paciente acometido de síndrome hemorrágica seguramente reflete erro na realização do exame.
A concentração de hemoglobina (Hb) é calculada indiretamente a partir dos valores do volume corpuscular médio (VCM) e do hematócrito (Ht).
A solução de Drabkin é usada para a determinação experimental Ht.
A concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) pode ser corretamente calculada a partir da concentração de Hb e do Ht.
Em paciente com quadro de anemia por hemólise, espera-se encontrar o VCM diminuído em relação aos valores anteriores à anemia, caso o Ht diminua na mesma proporção que o número de hemácias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...