Texto para as questões de 36 a 42
De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.
Nos casos em que o diabetes está relacionado a alterações na capacidade de produzir insulina, pode ser necessário medir a dosagem desse hormônio. Considerando o texto e os métodos para dosagens hormonais, assinale a opção correta.
A insulina é dosada colocando-se o soro a ser testado em contato com uma solução que contém glicose e medindo-se o seqüestro de glicose.
A dosagem de insulina é feita por espectrofotometria direta do plasma.
A dosagem de hormônios no sangue, inclusive insulina, pode ser feita por fotometria de chama do soro.
A centrifugação fracionada do sangue separa as células beta circulantes, podendo-se dosar a insulina produzida por elas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...