Texto para as questões de 36 a 42
De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.
Apesar de serem bem menos específicos que a dosagem de glicose no sangue, os testes realizados na urina apresentam relevância no acompanhamento de pacientes diabéticos. Tendo o texto como referência e considerando os aspectos da urinálise, assinale a opção correta.
Glicosúria de 70 mg/dL colhida após jejum de 12 h de um indivíduo com função renal normal afasta a suspeita de diabetes.
A detecção de cetonúria dispensa a determinação de glicose na urina, pois a cetonúria somente é detectada quando a glicosúria é muito intensa.
Corpos cetônicos são detectáveis ao exame de microscopia óptica do sedimento urinário.
Tanto a glicosúria quanto a cetonúria podem ser avaliadas por meio de fitas que contenham reagentes impregnados.
A determinação do tipo de cilindros do sedimento pode ser automatizada com o uso de fitas reativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...