Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Um paciente de 45 anos apresenta diagnóstico de hipertensão arterial. É acompanhado na unidade de saúde, sendo tratado com atenolol 50 mg, um comprimido ao dia. Após uma crise asmática tratada na emergência, retorna à Farmácia da unidade de saúde com uma receita de salbutamol aerosol. Para este caso, o procedimento farmacêutico mais adequado é:
Dispensar o medicamento, orientando sobre o modo de administrar as formas farmacêuticas inaláveis e recomendando que o paciente venha fazer o controle da pressão.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo acrescente um corticosteróide como medicamento de manutenção e prevenção das crises asmáticas.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antiasmático, pois este pode induzir crises hipertensivas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antihipertensivo, pois bloqueadores beta-adrenérgicos podem induzir crises asmáticas, especialmente em doses elevadas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo acrescente um medicamento antihipertensivo (por exemplo, enalapril), pois o salbutamol interage com o atenolol, diminuindo sua eficácia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...