Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Política Nacional deAssistência Farmacêutica (AF), aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2004, define como um dos eixos estratégicos a utilização da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da AF. O uso restrito de medicamentos daRENAMENÃOse dá em conformidade com o seguinte critério:
medicamentos psicotrópicos sujeitos a controle especial por causa de potência quanto à indução de dependência ( ex : opioidese benzodiazepínicos).
medicamentos que têm indicações bem específicas, só devendo ser utilizados em circunstâncias definidas (ex: beractanto na doença da membrana hialina).
medicamentos que devem ser indicados por especialistas, em programas específicos (ex: antineoplásicos , antiparki sonianos e hemostáticos).
medicamentos que, sob emprego errôneo, perdem rapidamente sua eficácia (ex: antibióticos que se tornam ineficazes pelo surgimento de resistência microbiana adquirida).
medicamentos que, em razão de seu elevado custo, devem ser reservados para as indicações em que se constituem tratamento de primeira escolha (ex: albumina humana no tratamento de grandes queimados).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...