Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a OPA/OMS, 2003, para o Brasil, o termo Assistência Farmacêutica (AF) envolve atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase na relação com o paciente e a comunidade na visão da promoção da saúde. Em relação aos componentes do ciclo daAF,NÃOé correto afirmar:
A seleção correta de medicamentos proporciona menores gastos, uma vez que reduz o número de produtos farmacêuticos que serão adquiridos, armazenados e distribuídos. Em contrapartida, muitos ganhos na terapêutica são alcançados.
O aprimoramento das atividades de programação e aquisição requerem menos gastos e proporcionam melhorias consideráveis na regularidade do suprimento de medicamentos.
As atividades adequadas de armazenamento e distribuição representam relações custo/benefício e custo/efetividade positivas uma vez que proporcionam menos perda, não focando, portanto, na garantia da integridade do medicamento.
Na dispensação, os investimentos são menos expressivos, sendo uma etapa fundamental para que um serviço de atenção farmacêutica qualificado seja prestado à população, de forma que haja satisfação do usuário.
No gerenciamento, a melhoria da qualidade pode ser alcançada com os recursos disponíveis, ou seja, fazer as atividades com a melhor qualidade dentro da estrutura física e organizacional disponível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...