Os ambientes hospitalares são considerados insalubres devido à possibilidade de contaminação com microrganismos muitas vezes mais resistentes. O contato com esses microrganismos aumenta o risco de contraí-las, porém isto depende do número e da virulência dos microrganismos presentes e, acima de tudo, da resistência anti-infecciosa local, sistêmica e imunológica do paciente e da consciência do pessoal médico, enfermeiros e auxiliares que têm contato com os pacientes. O uso de soluções antissépticas e germicidas ou o simples ato de lavar as mãos antes e após examinar pacientes são ações que minimizariam o risco de infecções. Sobre os antissépticos e desinfetantes é CORRETO afirmar que
- A. os desinfetantes para artigos são fenóis, cicloxidina(8%), aldeídos e quaternários de amônio.
- B. para uso hospitalar, os desinfetantes utilizados para superfície fixa são os fenóis, quaternários de amônio, liberadores de cloro ativo, iodo e derivados.
- C. o hipoclorito de sódio com cloro ativo de 10 a 16% deve ser utilizado em todos os materiais para desinfecção por ter uma concentração alta.
- D. o cloro é uma das substâncias mais reativas que existe na natureza, é usado no mundo inteiro nas ações de desinfecção e oxidação (oxigênio nascente) nas ações de branqueamento. Devido a sua grande utilização e necessidade de maiores quantidades de cloro ativo, o uso e o manuseio do gás cloro não exigem cuidados rigorosos e operadores qualificados, mas devem ser preparados com luvas, gorros e máscaras.
- E. são considerados antissépticas as soluções alcoólicas a 70%, soluções iodadas, iodoforos (1% de iodo ativo), biguanidinas e clorexidina(2 a 4%).