A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é um microrganismo que foi, primeiramente, identificado nos Estados Unidos em 2000. Em 2006, foi realizado o primeiro registro de infecção por KPC no Brasil. A KPC representa uma grande ameaça microbiológica, pois se trata de um microrganismo multirresistente a diversos fármacos antibacterianos existentes na atualidade. A respeito dos medicamentos capazes de tratar as infecções pela KPC, assinale a alternativa correta.
A linezolida, um dos medicamentos capazes de atacar a KPC, pode causar neurite óptica após 15 dias ininterruptos de tratamento.
A associação de amicacina com polimixina B tem demonstrado efetividade no ataque à KPC. Entretanto, essa associação pode ser gravemente nefrotóxica.
A amicacina oferece conforto posológico no tratamento da KPC, uma vez que o seu efeito sistêmico pode ser alcançado com a administração por via oral.
A tigeciclina, um medicamento da classe das tetraciclinas e ativo contra a KPC, possui o mesmo alvo farmacológico da amicacina.
A polimixina B e a linezolida, ambas ativas contra a KPC, compartilham o mesmo espectro de ação, mas diferem em mecanismos de ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...