O Ministério da Saúde recebeu 24 notificações de casos suspeitos de febre amarela entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008. À época, dois casos foram oficialmente confirmados, cinco foram descartados e os outros ainda estavam em investigação. Em casos como esse, de suspeita de surtos, os dados da vigilância epidemiológica são de fundamental importância devido à gravidade clínica e grande potencial de disseminação da patologia em áreas urbanas. Assinale a opção incorreta acerca das atividades da vigilância epidemiológica.
As ações da vigilância epidemiológica são desempenhadas de modo contínuo, o que permite conhecer, a cada momento, o comportamento da doença, de forma que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com eficácia.
São funções da vigilância epidemiológica: coleta, processamento e análise de dados, recomendação das medidas de controle apropriadas, promoção de ações de controle, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação dos dados pertinentes.
A morbidade e a mortalidade são, respectivamente, o dado mais utilizado pela vigilância epidemiológica e o mais importante indicador de gravidade.
Os achados de investigação epidemiológica de casos e surtos substituem as informações de notificação, como fontes de infecção e mecanismos de transmissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...