Paciente A. A., homem de 49 anos de idade, previamente diagnosticado como tendo enxaqueca com aura e hipertensão essencial, foi para a sala de emergência do pronto socorro, porque teve síncope depois de repentinamente sentir dor abdominal. No pronto socorro, a ocorrência de três episódios de fezes líquidas, foi relatada. O paciente tinha experimentado dores de cabeça fronto-occipitais durante a semana antes da admissão e tinha se auto-medicado com um medicamento para enxaqueca, contendo em sua composição um derivado de ergotamina (tartarato de ergotamina). O paciente foi diagnosticado com colite isquêmica. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa correta:
- A. A ergotamina, ao apresentar efeitos farmacológicos importantes, mais precisamente estimulação do músculo liso (promovendo vasoconstrição), atividade agonista em receptores serotoninérgicos e bloqueio a-adrenérgico periférico, pode também ocasionar hipertrofia do músculo liso das artérias mesentéricas. Além deste efeito local, promove ainda a vasoconstrição através da sua atuação a nível dos centros vasomotores medulares. Essas ações farmacológicas poderíam explicar a condição clínica do paciente.
- B. A enxaqueca é uma doença crônica, que tem como terapia de primeira linha para o tratamento profilático, os alcalóides derivados do ergot, também conhecido como esporão-do-centeio.
- C. Cefaleias migrainosas são causas comuns de sintomas graves entre os pacientes e uma das principais causas de ausência/falta ao trabalho e atividades. A crise enxaquecosa é caracterizada por vasoconstrição, diminuição da transmissão de sinais nociceptivos no nervo trigêmeo e vasoespasmos prolongados.
- D. O sumatriptano é uma nova ferramenta farmacológica para ser utilizada na profilaxia da crise, já que esse fármaco atua através do bloqueio de canais de Ca**, reduzindo a concentração intracelular desse íon e conseqüentemente induzindo vasodilatação.