A sinvastatina pertence à classe das estatinas, medicamentos de escolha para reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. A ação desses fármacos ocorre por meio da inibição da hidroxi-metil-glutaril CoA (HMG-CoA). Para o paciente com uso concomitante de amiodarona ou verapamil, há uma precaução de que a dose de sinvastatina não deva exceder 20 mg/dia, e isso deve ser enfatizado para o paciente no momento da dispensação. Assinale a alternativa que contém a correta justificativa para essa precaução:
- A. A amiodarona e o verapamil aumentam o efeito/ toxicidade da sinvastatina e, portanto, o paciente deve ser monitorado para sinais e sintomas de miopatia e/ou rabdomiólise.
- B. A amiodarona e o verapamil podem ter sua efetividade diminuída pela sinvastatina; o paciente deve ser monitorado quanto à efetividade da amiodarona e do verapamil.
- C. A amiodarona e o verapamil diminuem o efeito da sinvastatina; o paciente deve ter monitoramento do perfil lipídico e considerar ajuste de dose.
- D. Quando o paciente usa concomitantemente amiodarona e verapamil com sinvastatina, essa última faz com que o efeito da amiodarona seja anulado pelo efeito do verapamil.