Os inibidores de protease (IP) constituem uma importante classe farmacológica no tratamento da infecção pelo HIV. Na atualidade, é muito comum observar-se a prescrição de dois IP simultaneamente: ritonavir e lopinavir. Assinale a alternativa correta quanto à associação desses dois IP.
O lopinavir inibe os transportadores renais que excretam o ritonavir, aumentando a biodisponibilidade desse medicamento e, consequentemente, a efetividade antirretroviral.
O ritonavir atua na P-glicoproteína intestinal, favorecendo a absorção do lopinavir e aumentando a concentração máxima e o pico sérico desse medicamento.
O lopinavir tem uma taxa de ligação às proteínas plasmáticas superior à do ritonavir. Dessa forma, o lopinavir aumenta a fração livre do ritonavir, melhorando sua efetividade.
O ritonavir inibe enzimas do citocromo P450, reduzindo o metabolismo hepático do lopinavir e aumentando a biodisponibilidade e a efetividade desse medicamento.
A associação do lopinavir com ritonavir é realizada com o intuito de se proporcionar apenas uma interação medicamentosa farmacodinâmica do tipo aditiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...