Questão número 558790

Em 1928, Alexander Fleming detectou que o mofo que contaminara uma de suas culturas tinha atividade antibacteriana. Iniciava-se assim a descoberta de um dos mais importantes grupos de antimicrobianos: as penicilinas. O primeiro representante do grupo utilizado clinicamente foi a penicilina G, uma das penicilinas naturais. As penicilinas são ativas contra várias espécies bacterianas que apresentam parede celular. Sobre o mecanismo de ação dessas substâncias, assinale a sentença CORRETA.

  • A.

    A penicilina leva a formação de um falso substrato para o bactoprenol, impedindo subsequentemente o transporte de aminoácidos utilizados para a formação de polímeros que vão formar a síntese da parede bacteriana.

  • B.

    O anel β-lactâmico substitui o peptídeo Park, dessa forma impede a agregação dos aminoácidos utilizados para a formação da parede celular da bactéria. Normalmente esse processo é mais efetivo em bactérias gram negativas, principal grupo de atuação das penicilinas.

  • C.

    As penicilinas impedem por acilação a enzima D-alanil-D-alanina transpeptidase interrompendo a síntese e consequentemente a formação adequada da parede bacteriana.

  • D.

    As penicilinas ligam-se com as PLPs ou proteínas ligadoras de penicilinas e dessa forma impedem a síntese de proteínas essenciais a formação da parede bacteriana. A parede mal formada ocasiona a lise da bactéria e assim a sua morte (ação bactericida).

  • E.

    As penicilinas induzem a formação de peptideoglicano que por sua vez leva a formação de polímeros ativadores de autolisinas, ocasionando a lise da bactéria e assim a ruptura de sua parede e o efeito bactericida.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...