A AIDS e a infecção pelo vírus HIv são problemas de saúde pública. Dados nacionais mostram que os casos de contaminação vêm crescendo, principalmente na transmissão heterossexual e entre as mulheres. O psicólogo atualmente já está inserido neste campo de atuação, e de acordo com sua prática, sabe-se que:
O acompanhamento psicológico sistematizado do paciente soropositivo diagnosticado deve ter um caráter obrigatório, independente da motivação do paciente para tal acompanhamento.
Reforçar as capacidades de enfrentamento do paciente e fornecer informações atualizadas sobre a doença e tratamento podem ser objetivos das intervenções psicológicas junto ao paciente soropositivo e/ou com AIDS.
A infecção pelo vírus HIV desencadeia necessariamente alterações e transtornos psicológicos que podem ser classificados pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) em todos os indivíduos contaminados, independentemente do grau de comprometimento de estruturas neurológicas.
Observa-se uma reação psicológica padrão de todos os pacientes frente ao diagnóstico da AIDS, apesar das variações culturais, socioeconômicas, de desenvolvimento pessoal e familiar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...