Propanolol é um bloqueador não-seletivo cujo mecanismo de ação envolve diminuição do débito cardíaco, redução da secreção de renina e readaptação dos barorreceptores, com eficácia comprovada na redução da morbimortalidade cardiovascular. A capacidade de induzir esses efeitos depende da presença de outras drogas, como a isoprenalina, que não interfere na resposta máxima apresentada, mas na concentração necessária para se atingir tal resposta. A respeito das interações dos fármacos com os receptores celulares e, consequentemente, da capacidade de estes induzirem a resposta farmacológica desejada, assinale a opção correta.
Agonistas são substâncias capazes de induzir efeitos máximos nas células-alvo.
Tanto os agonistas como os antagonistas apresentam afinidade pelo receptor e são capazes de induzir resposta efetiva na célula-alvo.
A eficácia de um fármaco é a sua capacidade de provocar alterações celulares responsáveis pelos efeitos farmacológicos observados, a partir da sua interação com o receptor celular.
As substâncias quelantes de metais pesados são consideradas agonistas farmacocinéticos.
O antagonista competitivo reversível, apesar de apresentar similaridade química com o agonista, impede totalmente a ação do agonista, independentemente da concentração do agonista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...