Sobre as vitaminas, pode-se afirmar que
- A. tiamina difosfotransferase, forma ativa da vitamina B1, é cofator para as reações catalisadas pela piruvatodescarboxilase e pela piruvato e alfa-cetoglutarato desidrogenase.
- B. vitaminas hidrossolúvel incluem a tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e ácido ascórbico, as quais são rapidamente excretadas pelos rins, sendo por isso, ingeridas diariamente. A cobalamina é lipossolúvel e permanece armazenada no fígado.
- C. pantotenato é necessário para a síntese de coenzima A e, com isso, atua no metabolismo de carboidratos, via ciclo do ácido cítrico, sem atividade no metabolismo de gorduras ou proteínas.
- D. vitamina A age na produção de insulina e manutenção do sistema imunológico. As vitaminas D e E (tocoferol) são fortes antioxidantes contra radicais livres. Todas são atóxicas, ao contrário da piridoxina que apresenta alta toxicidade.
- E. vitamina K atua como cofator nas reações de transaminação necessárias para a síntese e catabolismo dos aminoácidos, bem como cofator para a glicogênio fosforilase.