Farmácia - Imunofarmacologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Alguns agentes infecciosos são capazes de provocar a formação de anticorpos contra antígenos inespecíficos, podendo a pesquisa de tais anticorpos ser utilizada para fins diagnósticos, são os métodos inespecíficos para identificação de anticorpos e, sobres eles é incorreto afirmar:
Na dosagem das crioaglutininas, a infecção por Mycoplasma pneumoniae provoca o aparecimento de crioaglutininas, que são anticorpos dirigidos contra o antígeno "I" e o sistema antigênico "i" das hemácias. Os antígenos I, que falta nas hemácias do feto e do sangue do cordão, está presente nas hemácias de 97% dos adultos. As crioaglutininas têm a propriedade de aglutinar hemácias fortemente a 4º C e fracamente à temperatura ambiente.
Na reação de Paul-Bunnell, o soro de doentes afetados de mononucleose infecciosa contém teores elevados de anticorpos de Forssman que, no caso, são aglutininas contra hemácias de carneiro. Tais anticorpos, embora inespecíficos, são muito característicos da mononucleose, de modo que sua identificação é de grande valor no diagnóstico laboratorial da doença.
A reação de Weil-Felix trata-se de uma reação cruzada, cuja ocorrência se deve ao fato de as riquétsias possuírem nas paredes celulares antígenos que são semelhantes aos antígenos polissacarídicos O existentes em certas variedades de Proteus. Tais variedades denominam-se OX e, as reações obtidas com soros de pacientes com riquetsione, usando-se as três cepas de Proteus OX-2, OX- 19 e OX-K, podem ser de grande utilidade no diagnóstico diferencial entre vários tipos da doença.
A existência de hipersensibilidade específica a agentes infecciosos pode ser evidenciada também por procedimentos imunológicos nos quais o antígeno suspeito é injetado na pele do paciente. Essas provas cutâneas mostram-se úteis no diagnóstico de infecção pelo bacilo de Koch (tuberculina), por alguns cogumelos (por exemplo, histoplasmose), alguns parasitos (por exemplo, triquinase) e certos vírus (por exemplo, linfogranuloma venéreo e caxumba).
A existência da hipersensibilidade específica não indica a atuação de agentes infecciosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...