Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando os aspectos imunológicos relacionados às situações descritas no texto, assinale a opção correta.
O diagnóstico de doenças infecciosas por ELISA (enzymelinked immunosorbent assay – ensaio de imunoadsorção ligado a enzima) permite detectar-se apenas a presença do agente infeccioso, porém não, os anticorpos.
Os testes de aglutinação direta são mais caros e mais sensíveis que os de fluorescência.
Ao se realizar uma análise de nefelometria, deve-se ter o cuidado de não utilizar amostras que contenham precipitados, os quais danificam o equipamento.
Com relação ao quadro clínico do indivíduo A, caso se suspeite de toxoplasmose a sorologia mais sensível para detecção na fase aguda é a dosagem de IgM.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...