Considerando os mecanismos pelos quais as interações medicamentosas se desenvolvem, assinale a alternativa INCORRETA:
Alterações do pH do trato gastrintestinal, como por exemplo, no uso de antiácidos, prejudica a absorção de medicamentos que necessitam de um meio ácido para a sua dissolução, como a digoxina.
Antiácidos que contêm alumínio ou magnésio, ou certos componentes da dieta (cálcio), reduzem acentuadamente a absorção das fluoroquinolonas, como resultado de formação de complexos íons-metais.
A indução enzimática causada por um fármaco pode afetar a velocidade de biotransformação de outros fármacos e do seu próprio metabolismo, desenvolvendo o fenômeno de tolerância. Em uso repetitivo, suas doses devem ser aumentadas para se obter a mesma eficácia farmacológica.
O álcool pode tanto aumentar como diminuir a atividade das enzimas hepáticas; por exemplo, uma diminuição do metabolismo da varfarina e da fenitoína é observada nos pacientes que fazem uso crônico de bebidas alcoólicas.
Contraceptivos orais e paracetamol, quando administrados concomitantemente, ocorre um alto grau de depuração do paracetamol, ocasionando redução nas concentrações plasmáticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...