Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os diuréticos são fármacos que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo por sua ação sobre os rins.Oefeito primário consiste em diminuir a reabsorção de sódio e de cloreto do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de sal. Sobre os diuréticos, NÃO se pode afirmar:
Os diuréticos que atuam sobre a parte inicial do túbulo distal possuem ação moderada, diminuindo a reabsorção ativa de Na e do Cl . Eles se ligam ao sítio do cloreto do sistema de cotransporte Na+ /Cl- eletroneutro e inibem sua ação.
A espironolactona possui ação diurética limitada, atuando como antagonista da aldosterona que compete pelos receptores intracelulares de aldosterona nas células do túbulo distal. O complexo espironolactona-receptor não se fixa ao DNA, interrompendo os processos de síntese proteica.
Diurét icos osmót icos são substâncias farmacologicamente inertes, filtrados no glomérulo, mas que sofrem reabsorção incompleta ou não são reabsorvidas pelo néfron e que consistem em aumentar a quantidade de água excretada, com diminuição na excreção de sódio.
Diuréticos que atuam sobre o túbulo proximal causam aumento na excreção de bicarbonato, acompanhado de sódio, potássio e água, com consequente fluxo aumentado de urina alcalina e acidose metabólica leve.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...