No que se refere ao pensamento filosófico ocidental como um todo, o séc. XX representou grandes mudanças no modo de se pensar o papel, a função e os limites da razão em relação ao modo como ela era considerada no século XIX. Foram importantes para essa mudança pensadores tais como Marx, Freud e Nietzsche, por exemplo, pois esses filósofos, de um modo geral, procuraram mostrar
que a razão é um todo ou uma totalidade da qual os humanos fazem parte e que a História, nesse sentido, é a totalidade dos momentos e etapas vividos.
como a razão, sendo justamente o que diferencia o homem do animal, é o que o torna um ser racional, livre, inteligente e independente.
que o homem não possui nenhum elemento que o diferencia dos animais, o que o permite defini-lo como um ser estritamente irracional.
a infinitude da razão, remetendo, nesse sentido, à tradição grega da natureza eterna e à tradição cristã do deus infinito.
como o homem se enganou ao longo dos séculos pensando ter um controle absoluto e estritamente racional sobre suas decisões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...