A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:
I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.
II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.
III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.
IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas II e III estão corretas;
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas I e IV estão corretas;
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
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