A teoria de desenvolvimento de Wallon inicia já nos primeiros meses de vida do bebê. Considerando esse autor assinale a alternativa incorreta:
Esse processo de desenvolvimento está ancorado no desenvolvimento neurológico, como sua condição e limite. A maturação orgânica é considerada condição para o desenvolvimento e permite descrevê-lo em estágios sucessivos e integrados.
Nos primeiros meses é a dimensão motora que dá a condição inicial ao organismo para o desenvolvimento da dimensão afetiva.
A criança atua primeiro, não no mundo físico, mas no ambiente humano. A mobilização do outro se faz pela emoção. É da protoconsciência, emocional, subjetiva que vai-se desenvolver a consciência reflexiva. A vida psíquica é resultante do encontro da vida orgânica com o meio social.
Os primeiros meses de vida caracterizam-se por uma fusão total com o meio e pelo desenvolvimento rápido e completo dos automatismos emocionais responsáveis pela mobilização do meio humano, para a satisfação das necessidades dos bebês. Esses automatismos dependem de centros nervosos especiais e aparecem na criança como fato de maturação.
A interação mãe-criança é vista como uma unidade total. Dessa forma o estado físico e emocional da mãe e o ambiente pré-natal que ela proporciona ao feto são os únicos fatores determinantes no desenvolvimento, na saúde e ajustamento subsequentes da criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...