Questão número 56221

Sobre o conceito de nascimento psicológico utilizado por Mahler, analise as premissas abaixo:

I. A autora acredita que o nascimento psicológico ocorre com o rompimento do cordão umbilical, a separação entre criança e mãe, após uma fase em que ocorreu um estado de fusão entre ambas.

II. Da mesma forma que o nascimento biológico é marcado por uma separação física, o nascimento psicológico é uma separação psíquica entre mãe e criança. É o que o desmame, em última instância, significa. Até então, a criança não nasceu no sentido de que não se diferenciou da mãe.

III. O nascimento psicológico é o produto de uma relação e o fruto de uma conquista. Há um interrelacionamento em que dois seres estão interferindo e modificando-se mutuamente: o filho faz a mãe, tanto quanto esta o faz, embora em níveis e versões muito diferentes.

IV. Enquanto a "gestação psicológica" é fruto da presença materna, o "parto psicológico" é fruto da ausência da mãe. O nascimento psicológico ocorre porque, entre a sensação de necessidade e o seu desaparecimento através da satisfação, há demoras. Estas demoras - a falta-desempenham um papel fundamental no desenvolvimento adaptativo. A percepção do ambiente baseia-se na tensão gerada por um impulso não satisfeito.

V. O nascimento psicológico é anterior ao nascimento físico, pois o bebê, já antes de nascer, é um ser inteligente, sensível, apresentando traços de personalidade próprio.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, III e V estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas II e V estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...