Toda a mecânica newtoniana baseia-se nas três leis de Newton que, por sua vez, deram origem aos conceitos de energia, momento linear e momento angular e respectivas leis de conservação. Uma vez conhecidas as forças que atuam em um dado corpo, pode-se determinar a sua história, passada ou futura, desde que esse corpo esteja sempre sujeito a tais forças.
Com base nessas afirmativas, julgue os itens a seguir.
I Se a força resultante em um corpo é igual a zero, a aceleração também será igual a zero, do que se conclui que a 1. a lei é um caso particular da 2. a lei, logo, não se justifica como mais uma lei.
II Para forças constantes e não-nulas, obtêm-se acelerações também constantes, e a trajetória das partículas lançadas no campo dessas forças só poderá ser retilínea.
III Se a força sobre um objeto é proporcional ao inverso do quadrado da distância do centro de massa do objeto à origem, então, pode-se ter trajetórias elípticas, o que explica o movimento de planetas e satélites.
IV Se a força sobre um objeto for proporcional ao deslocamento deste, a partir de um ponto, e essa força tiver sempre sentido contrário ao referido deslocamento, então, um movimento oscilatório pode decorrer dessa força.
Estão certos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...